Google não foi hackeado mas a tentativa foi boa, 2017 ta ficando divertido

0

Página inicial da maior ferramenta de buscas da internet, a Google, foi hackeada na tarde desta terça-feira (03). De acordo com muitos sites que só querem gerar tráfego na internet, mas não passou de uma brincadeira de um individuo que se posiciona como Kuroi’Sh. Diferente de muitas invasões, nenhum grupo levantou bandeira e, ao que parece, a invasão aconteceu apenas “por diversão”.

O ataque hacker realizado por Kuroi’Sh fez com que a Google tirasse do ar, por alguns momentos, o buscador, o Google Maps e o Google Translate. Outros serviços continuaram rodando normalmente.

Pode ter sido um ataque ao DNS? Nem fudendo entenda o por que abaixo:

Primeiro “Lá mostra ” www.google.com.br” e o correto é “https://www.google.com.br/?…” Ou seja é falso.

A Google não foi atacada, nem hackeada, nem crackeada. Cada um desses termos é errado para o cenário atual.

Nem o DNS da Google foi atacado. É impossível atacar o DNS do Google, pois é protegido por normas de Segurança de DNS. Empresas grandes possuem proteção que impedem que as informações de DNS sejam atualizadas. Ou seja se acontecer, elas não são propagadas.

O que aconteceu, foi que provavelmente um servidor intermediário de DNS foi atacado. Por isso somente em algumas provedoras e certas regiões isso acontece.

Existem milhares de servidores de redistribuição DNS, são servidores locais que servem para propagar mais rapidamente os dados.

Dois cenários podem ter acontecido.
O primeiro é no qual as informações de registros DNS foram substituídos temporariamente nesse servidor intermediário. Cada registro de DNS possui um campo chamado “TTL” que é o tempo de atualização e repropagação do registro.

Para alguns provavelmente ainda aparece pois provavelmente ou na máquina de vocês ou outro servidor DNS mais próximo ou até o roteador de vocês, está com regras de forçar cache de DNS.

Limpar o registro de cache DNS pode ajudar. Isso é possível de se fazer tanto no Navegador quanto no Sistema Operacional e até no Roteador, qualquer um desses pode estar com cache.

O atacante deve estar fazendo um ataque bruto de substituição, enganando o servidor intermediário. Porém isso é difícil. Aliás é muito estranho ver isso acontecer, pois organizações como o Google usam DNSsec. Ou seja isso confirma que um servidor intermediário foi atacado.

Então simplificando foi isso, não passou de uma brincadeira, mas o jovem quis dizer que ele tem conhecimento e merece crédito, mas isso não quer dizer que o google falou e quem quiser segue o twitter do brincalhão abaixo e algumas imagens das redes sociais.

 

 

 

 

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of