O que é Fintech | e 3 motivos onde as Fintech’s estão falhando

0

Antes de tocar no assunto entenda o que é uma Fintech.

O forte das Fintechs é que estão sempre aproveitando as mudanças nos hábitos do consumidor desde que os smartphones viraram o melhor amigo das pessoas. Elas estão cada vez mais imediatistas, exigentes e informadas. E se destacam por pensar no UX – Experiência do Usuário ao utilizar o produto.

As empresas chamadas de Fintech são, em geral, startups que criam inovações na área de serviços financeiros implementando tecnologias que tornam o mercado de finanças e seus sistemas mais eficientes. Essas empresas de tecnologia em finanças na maioria das vezes são criadas com o propósito de romper com os paradigmas do sistema financeiro tradicional que conta pouco ou de maneira ineficiente com os recursos tecnológicos disponíveis.

Contudo, empresas tradicionais também estão se alinhando às expectativas desse novo mercado e criando áreas de negócios que se encaixam no perfil do ecossistema formado pelas Fintechs.

Os primeiros passos para ter uma fintech saudável e mensurar os resultados em todos os momentos e para salvar a indústria entender por que está falhando e como melhorar isso. As fintech de sucesso como o Nubank o principal investimento deles é o atendimento e o marketing em grande escala com engajamento correto no seu publico alvo que são pessoas que mais gastam com cartão os trabalhadores de 18 a 35 anos.

 

Motivo # 1: Existe uma contradição estratégica fundamental entre tecnologia e finanças.

Há quase um ano, o renomado investidor J. Christopher Flowers comentou ao Wall Street Journal que “fintech” acabará em grande parte em lágrimas para os empresários.

Entenda ao entrar nesse ambiente sua empresa está nadando com tubarões palavras e pontos de vistas, virão de todos os lados.

O raciocínio era que havia uma contradição estratégica fundamental entre tecnologia e finanças. De acordo com o Sr. Flowers, “a idéia de tecnologia que você deve obter muito rápido e dominar um setor” está em desacordo com a natureza lenta do financiamento, empréstimos e em particular.

O conflito é um resultado direto de como as empresas de fintech são financiadas.

Investidores de todos os tipos, de grupos de risco tradicionais aos investidores anjos, estão acostumados com a curva de crescimento tecnológico moderno. A maioria dos fundos, institucionais ou privados, tem um horizonte de investimento de três a cinco anos.

Isso significa que os investidores injetar capital em um negócio com a expectativa de realizar um retorno sobre esse capital dentro desse horizonte de investimento.

A falha é que as finanças são um setor de movimento lento. Se você está vendendo tecnologia bancária, soluções de pequenas empresas, ou atuando como um credor, pode se levar tempo para invadir o mercado.

Infelizmente, as empresas de fintech (e os credores on-line em particular) muitas vezes recebem pressão dos investidores existentes e potenciais para demonstrar o chamado crescimento do “hockey stick” pico de venda. Isso, por sua vez leva a pensar mas e a curto prazo em nome da empresa de fintech, o que nos leva à pensar compensa continuar?

 

Motivo # 2 As realidades do mercado incentivam o pensamento em curto prazo.

Se você se envolver com os credores on-line como Lending Club ou OnDeck, você acha que eles eram empresas de dados em primeiro lugar, e os credores segundo. Isso é esperado porque é através de dados que essas empresas têm o potencial de perturbar.

Infelizmente, as realidades do mercado e as demandas dos investidores forçam essas organizações a abandonar os dados e a tecnologia em favor das técnicas tradicionais de vendas. Afinal, o crescimento é a única coisa que importa.

Esta mentalidade de crescimento em todos os custos é incrivelmente prejudicial para a indústria. Quando empresas de fintech começar a usar seus dólares de investimento não para a inovação, mas para o crescimento rápido, os problemas podem surgir.

Basta olhar para os preços do Google AdWords para ver o que quero dizer. Nos últimos anos, o preço por clique (PPC) para palavras-chave como “empréstimos para pequenas empresas” aumentou para quase US $ 100 por clique em alguns casos.

À medida que a concorrência aumenta, as organizações de fintech começam a tomar decisões mais arriscadas e mais arriscadas. Para algumas empresas, pode significar aceitar clientes e negócios que não são um ajuste ideal para o nosso produto. Para os credores on-line, significa mais arriscado e menos desejável empréstimos.

O único caminho para o crescimento sustentável é trabalhar com os operadores históricos da indústria. Isso, infelizmente, tem seu próprio conjunto de desafios, o que nos leva à terceira razão para as lutas atuais da indústria.

 

Motivo # 3: Os titulares no mercado são poderosos e resistentes à mudança.

Embora cada instituição tenha seu próprio conjunto de valores e objetivos, a maioria tem uma coisa em comum: eles odeiam a mudança. É aquela conversa besta de pra que mexer no time que esta ganhando, mas temos exemplos que foram a falência por não se adaptarem ao mercado e as mudanças como Dako, Ge, Continental e várias outras, são só exemplos.

Os titulares do setor financeiro são incrivelmente poderosos e complacentes. A maioria não tem medo de empresas de fintech olhando para tomar seus negócios porque, francamente, não um único coloca uma ameaça real neste momento.

Banco e Serviços Financeiros em geral é altamente regulamentado e, portanto, inerentemente conservador. É a única indústria em que posso pensar onde um compromisso com a inovação e a ação decisiva é prejudicial para uma carreira.

A sabedoria comum entre os banqueiros é que manter a cabeça baixa e manter o status sempre em alta, pois o plano de carreira é o caminho para o sucesso a longo prazo.

Isto significa que as empresas de fintech que optam por prosseguir o crescimento medido e sustentável, trabalhando com esses operadores históricos estão em um longo ciclo de vendas.

O ideal de uma fintech’s é pensar em inovação, gerar resultado e criar valor a marca antes de pensar em crescer e investir com força.

forte abraço a todos quem quiser adicionar meu linkedin

Ariston Simão

 

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of