13ª Era | Conheça um ótimo RPG com versão brasileira – blog destilamente

13ª Era um ótimo RPG feito por renomeados Gamers Designers, nomes como Rob Heinsoo ( D&D 4ª Edição ) e Jonathan Tweet ( D&D 3ª Edição ) que resolveram misturar os melhores elementos das edições de D&D com elementos narrativistas de jogos como Dungeon World e Fate core.

Conheçam 13ª Era

Um jogo  fera aonde cada classe tem uma mecânica única em um cenário que é moldado conforme jogam e onde a historia do seu personagem é parte importante da mecânica do jogo. Um jogo aonde o foco são ações heroicas e a realidade é aquilo que deixa a história mais divertida. Um sistema de batalha mais dinâmico e rápido, que não precisa de grid ou miniaturas e com um dos melhores textos já escritos. Ótima opção pra quem jogar RPG legal, seja experiente ou novo nisso.

Em 13ª Era você poderá viajar no seu personagem, eu mesmo por exemplo…

jogando com alguns amigos fiz um Alto Elfo, que na sua história é filho do Dragão branco que morreu na história do livro, onde o mesmo fala que ele existiu – o dragão com uso de magia foi uma vez na cidade e seduziu uma pobre jovem elfa. Assim nascendo o meu personagem o Lucky, um elfo paladino de personalidade forte, ele se tornou o mais forte paladino entre os altos elfos, devido ao fato de não ser bom com magia e arco, o que era característica dos elfos. | Ele se tornou forte mas nem sempre foi assim quando novo era temido e rejeitado por todos por causa das escamas de dragão em seu ombro, que brilhavam como metal precioso. Um sacerdote da aldeia vendo isso praticamente adotou e o treinou para ser um paladino nobre, tudo isso depois da morte de sua mãe num confronto contra o Rei Lich. (Que brisa né? Realmente pra quem nunca jogou RPG fui longe confesso).

 

13ª Era é quase como um sucessor espiritual de Dungeons & Dragons, mas com grandes melhoras nas mecânicas para a criação da história. O jogo é direcionado para mestres experientes mas para todos os tipos de jogadores!

 

A tradução do jogo foi feita por financiamento coletivo (tipo uma pré venda, onde se ganhava brindes ajudando).

Reconhecido internacionalmente, o RPG 13ª Era conquistou em 2014 a Medalha de Prata no Ennie Award (o chamado Oscar dos Jogos) para Melhor Conjunto de Regras, nomeado para Melhor Jogo e Produto do Ano.

O Sistema

13ª Era é uma variação do d20 System lançada em agosto de 2013 pela Pelgrane Press, criado para funcionar de uma forma mais simples e abstrata que o D&D. O jogo é inovador na forma de integrar as capacidades e histórico dos personagens e as características do cenário. Isto porque neste RPG todo herói é único, um Chosen One, um poderoso indivíduo conhecido como Ícone. | Os personagens podem ser, por exemplo, o último de uma raça, o legítimo herdeiro do rei, o portador de um excepcional artefato, entre outras possibilidades. Por isso, o cenário de 13a Era, o Império do Dragão, é um cenário padrão, bastante simples. – Assim, os mestres e os jogadores podem desenvolver o máximo possível seus ambientes e NPCs. E as aventuras podem ser preparadas rapidamente, com base nos antecedentes e objetivos dos personagens.

A Classes e Raças 13ª Era

13a Era é um RPG feito para agradar os jogadores de D&D. As classes disponíveis são Bárbaro, Bardo, Clérigo, Guerreiro, Paladino, Patrulheiro, Ladino, Feiticeiro e Mago. E as raças: Humano, Anão, Meio-Orc, Elfo, Gnomo, Meio-Elfo e Halfling.

E assim como Dungeons and Dragons13a Era também usa hit points, os seis atributos, AC e iniciativa. E ainda os feats e o conceito de poderes diários, at-will ou com possibilidade de serem recarregados após cada encontro.

Já o sistema de combate de 13a Era é combate estratégico, mas bastante simples, através do conceito de posicionamento e engajamento abstrato, que dispensa o uso de miniaturas. – Os equipamentos também estão mais simplificados (nada de Espada Vorpal + 5!), já que o dano depende mais da classe do que da arma.

 

A New Order Editora

New Order  é uma editora brasileira criada, em 2013 no Rio de Janeiro, por Anésio Vargas e Alexandre Seba. O empreendimento tem foco nos jogos de RPG, na literatura fantástica, nos cardgames e boardgames e nos quadrinhos.
A versão brasileira do RPG 13a Era é o terceiro projeto de financiamento coletivo da editora no Catarse. A editora pretende entregar os livros a partir do World RPG Fest, que irá acontecer nos dias 12 e 13 de Setembro, em Curitiba, no Paraná, com a participação de Jonathan Tweet, um dos criadores do jogo.

Então, pensando em jogar um RPG de mesa? Divertido e completo. Não perca tempo e procure a versão brasileira do RPG 13a Era! Você não vai se arrepender.

Facebook Comments