10 DICAS VALIOSAS QUE ME AJUDARAM A VIRAR UX DESIGN

0

Resumo de dicas e princípios básicos que ajudaram a minha pessoa a iniciar no fantástico mundo de UX Design.

Quando decidi aprender sobre UX eu encontrei muitos desafios e dificuldades com tantos métodos, jargões e estudos diferentes. Vi na net muito cara estrelinha mas ninguém que fosse bom der verdade. Mas mesmo assim me esforcei e hoje digo com convicção que sou um dos melhores no que faço no interior de São Paulo.

Então pra dar uma força pra quem está começando eu decidi escrever umas dicas marotas com o intuito de ajudar vocês malacabados que querem se tornar UX.

Começando certo, bora lá (QUEM PREFERIR VÊ O VÍDEO E SE INSCREVE LAA PRA ME AJUDAR PELO AMOR DE ZEUS SEUS FELAS S2)

1- Entender de uma vez por todas o que é UX:

“UX” significa user experience (experiência do usuário) e é algo que se refere a como, quando, onde, como, por que e quem é a pessoa que utiliza algo que pode ser qualquer coisa, desde um aplicativo de celular até o uso de um caixa eletrônico em um banco.

Também se refere à como uma pessoa se sente ao utilizar um produto ou serviço. Então se você olhar para trás e ligar os pontos, experiência do usuário é qualquer coisa que envolve uma pessoa através de algum tipo de interação ou experiência.

“User Experience é tudo! É a forma com que você sente o mundo, é a forma como você experiencia a sua vida, é a forma como você experiencia um serviço, um aplicativo, um sistema de computador. Mas é um sistema. É tudo!”

— Don Norman, criador do termo “UX (User Experience)”

Então anota aí: UX vai além de telas ou interações, é a experiência como um todo.

Mas enfim, fica de boas! Assim como você, eu também fiquei muito confuso no inicio e é justo por isso que escrevi esse artigo, para poder ajudar a  ter menos dúvida e fica ligado e se inscreve no canal que vou postar alguns vídeos tutoriais.

 

2- Entenda as nomenclaturas dos diferentes cargos de UX

Quando eu comecei a pesquisar sobre UX eu fiquei com muitas dúvidas sobre os diferentes de tipos de cargos e nomes, tem tanta coisa como: Designer UI / UX,  Estrategista de UX, Designer de Interação, arquiteto de informação e vários outros..

Pra simplificar as coisas e te ajudar, eu recomendo que você leia o livro não me faça pensar.

 

3- UI e UX são duas coisas completamente diferentes

Uma das principais confusões que ocorrem no mundo do UX é achar que UI (User Interface, interface do usuário) é a mesma coisa que UX (User experience, experiência do usuário). É diferente, UI tá inserido dentro de UX, mas não é a mesma coisa. UI é somente uma interface/tela, um meio da pessoa interagir com algo.

Mas de certa forma é interessante que o profissional de UX conheça e entenda um pouco sobre os princípios de design visual e softwares como Photoshop e Sketch.

4- Entenda o que é usabilidade

A usabilidade é uma parte crucial que molda UX. Muita gente acha que um produto usável é o quão fácil ele é de usar, mas é muito mais que isso. É sobre como algo pode ser usado de maneira efetiva para completar o objetivo do usuário de maneira eficiente e satisfatória.

5- Protótipos escopos e wireframes são essenciais

A melhor maneira de descobrir se uma ideia vai funcionar e dar certo é através da prototipação que é algo super simples e fácil de fazer na maioria dos casos, mas muitas vezes é ignorado ou esquecido.

6- UX e empatia são melhores amigos

Sem sombra de dúvidas empatia é a palavra que mais aparece no universo de UX. Eu acredito que não existe UX sem empatia, que é nada mais nada menos do que a habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa, sentir o que ela sente e entender profundamente a situação dela.

Essa é uma área que sempre vai levar em consideração o ponto de vista das pessoas, logo desenvolver a sua capacidade de ter empatia é algo indispensável pra quem almeja ser um bom profissional de UX.

Quando você de fato entender o porquê que as pessoas fazem o que fazem você vai ter muito mais facilidade de projetar algo que funcione e faça bem às pessoas. Se você não está tentando melhorar a vida das pessoas, o que você está fazendo então?

7- Faça as coisas de maneira simples e intuitiva imagine que seu pai precisa usar o aplicativo ou até sua vó

Tudo que você criar devem ser simples de aprender e fácil de usar, encontrar e adaptar. A intuição das pessoas ocorre de maneira automática, então ao utilizá-la você vai estar proporcionando uma experiência melhor ao usuário.

8- Em entrevistas e pesquisas não use jargões de UX e UI

Seja claro, não use termos técnicos nem gírias. Lembre que a experiência é sobre o usuário e não sobre você.

9- Aprenda a observar

Depois da habilidade de ter empatia, a observação é uma das coisas mais importantes que um profissional de UX deve se preocupar em desenvolver. Muitas vezes as pessoas não conseguem descrever muito bem o que estão sentindo ou pensando e é através da observação que você consegue entender o que está acontecendo. Então fique de olho :).

10- Finalizando o foco é facilitar e pensar no melhor para outras pessoas

Estes são os princípios básicos que me ajudaram a começar em UX, mas no final das contas tudo tá relacionado à como melhorar a experiência das pessoas. Então nunca se esqueça de sempre buscar maneiras apresentar soluções cada vez melhores e que resolvam os problemas das pessoas. Empatia pura, quando você se tornar um bom UX, vai começar a ver as coisa tudo por outro ponto de vista, talvez sua ex namorada terminou com você, mas por que ela estava triste com algo mesmo te amando, vai perceber que se algum mandar embora vai ser normal, você não agrega mais valor ali, mas não quer dizer que você não pode fazer 3x melhor em outra. A igreja é um exemplo ridículo de falta de empatia, as pessoas frequentaram mas tratam mal e desreispeitam seus próprios, filhos, pais e irmão, leem a biblia fumando e dançando, não por amor e fé, mas por medo de não irem para o inferno que nem sabem se existe mesmo.

É isso galera quem puder compartilhar e se inscreve no canal pra me ajudar, forte abraço a todos os roludos e as bundudas, tmj

Ariston Simão Rodrigues

 

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of