10 principais tendências de marketing digital para melhorar sua conversão

0

Sem enrolação, listamos os itens e falamos de forma direta, os itens mais promissores de marketing digital para 2017 e 2018.

2018? Isso mesmo essa lista fiz com tanta confiança e embasamento que acho difícil de ela alterar no próximo ano. Veja quais e como cada funciona. Não acredita? Olhe os títulos da lista e se depois interessar, leia um por um, eu garanto que você não ira se arrepender. Aproveite essas dicas alinhe as suas estratégias, e liste ações para dar aquela bombada nas suas conversões e melhorar seus leads!

 

1. SEO (Jura? Sim SEO ainda é o mais importante de todos).

As técnicas de Search Engine Optimization continuam em alta. A busca orgânica é a que mais converti e fideliza cliente. Então, invista nisso e prepare o seu site ou loja para que possa ser mais facilmente localizado nos mecanismos de busca.

2. Redes sociais (Essa é complicada mas pode ser promissora e viral, sua marca pode ganhar nome de um dia pro outro).

A propaganda nas redes sociais tem lado bom que pode ser viral e não ter gastos, mas também pode ser pago e não é barato, acredite! Mas mensurando o gasto sem dúvida o retorno é garantido. O crescimento das redes sociais diferente do que algumas pessoas falam continua em alta, principalmente com a utilização de vídeos e promoções de última hora. Então, prepare um planejamento para estar nas redes sociais que atinjam os seus clientes, pelo menos duas ou três vezes por semana. Fale sobre o seu negócio, tendências, curiosidades, dicas etc. O Problema das redes sociais é que se você não seguir as tendências ou não ser referencia, parece que você está ficando pra trás.

3. Ads (Só faça isso se for segmentado, nada de tiro no escuro ou pro ar, como nos jogos você só irá gastar balas).

Os anúncios nas redes sociais e no Google terão ainda mais destaque nesse ano de 2017 e 2018, pois permitem falar diretamente com o perfil de pessoas que você quer atingir, monitorar resultados e fazer alterações nas campanhas sempre que quiser, para melhor a conversão.

4. Blog (Conteúdo, conhecimento, tutoriais, hoje em dia tudo que as pessoas pensam em aprender elas pesquisam na internet antes de gastar, a questão é se você tem o conteúdo certo.)


Uma das principais estratégias para melhorar o posicionamento da sua marca no Google e nos buscadores é a geração de conteúdos em blog. Então, se ainda não tem um blog da sua loja ou site, estude a idéia e passe a compartilhar dicas, orientações e outras informações de interesse dos seus clientes. Lembre-se de fazer o SEO no blog também.

5. Marketing de conteúdo (Se for falar de blog, não tem como não entrar nesse assunto).


O inbound marketing veio com força em 2017, pois já comprovou que pode gerar resultados para atrair e fidelizar clientes, com ganhos comerciais e seguidores.
É uma das principais estratégias de marketing para conversão de vendas e baseia-se na entrega de conteúdos para o público-alvo do seu negócio, é o fato de você nutrir o topo do funil, educando as pessoas ou seus clientes sobre o seu segmento e diferenciais, convencimento das vantagens da sua marca, relacionamento com o cliente, venda e fidelização.

6. Webinars (Esse é mais complicado de fazer, pois se o vídeo não tiver qualidade e bom som, fica nojento de assistir, mas o seu retorno também já é comprovado).


Assim como feiras, eventos, e ouvidoria, fortalecem a sua marca. Os webinars com temas de interesse, alinhados ao seu negócio. Passa um ar de pleno conhecimento no assunto. Ex: Seja um expert de vendas com nome do fera que vai apresenta. Entendeu?
Você pode tirar dúvidas sobre determinado assunto, pode dar uma palestra ao vivo e até convidar outros especialistas para uma jornada específica sobre o tema da sua empresa. E é claro ser bom no assunto por que tem que rolar aquele bate papo cabeça no final com as perguntas.

7. Landingpages (Páginas alinhadas ao seu blog ou site, com assuntos específicos e materiais ricos de graça, só para nutrir o fera, ou promoções, black friday, atualizações de produto, da marca, podem ser usadas para vários assuntos).

É uma das principais estratégias para capturar e-mails de pessoas interessadas em receber determinado conteúdo.
Você pode divulgar um e-book ou até um vídeo e um artigo por meio dessa página, em que a pessoa terá de deixar um e-mail, que você usará para nutrir esse potencial cliente com novas informações do seu negócio.

8. Uso de persona (Você conhece mesmo o seu cliente? Sabe o que ele gosta, ou onde vai nos fim de semanas? Qual seu doce preferido?).

É o uso da persona é você conhecer o seu cliente em detalhes e construa o perfil exato dele (mais conhecido como persona ou avatar), para elaborar campanhas específicas de marketing e comunicação, feitas sob medida para essas pessoas. Ex: Marcos, 19 anos, gosta de games e cerveja é uma persona com o perfil da nossa empresa.

9. Gatilhos mentais (É praticamente jogar um verde, fazer o cara se questionar, por que não ter o seu produto, ou mostrar autoridade no assunto, urgência tipo não perca tempo está acabando, são vários os tipos).


Inclua gatilhos mentais nas suas diferentes plataformas de comunicação. Entre os que mais convertem estão os de “História” (conte a sua história, as motivações da sua empresa, momentos de desafio e superação, inspiração do empreendedor etc.), “Autoridade” (invista em assessoria de imprensa para ter matérias sobre a sua empresa e mostrar que é especialista e referência) e “Prova Social” (use depoimentos de clientes para destacar como estão fidelizados e que recomendam a sua marca). Essa parte depende muito de viral e da ajuda de parceiros, backlinks, tudo que possa aos poucos valorizar seu produto ou dar aquela idéia de “É agora ou nunca”.

10. Networking (Sabe esse cara ou menina que senta perto de você e você nunca conversou, às vezes ele(a) era a sua entrada para uma oportunidade melhor, por conhecer alguém fera que precisa de alguém com seu perfil).


O networking organizado, via grupos online e até encontros e eventos presenciais, é uma forte tendência para esse ano. É um espaço para empresas se conectarem, conseguirem recomendações, nas cidades grandes tem várias palestras e talks gratuitos no período da noite, “pena eu morar no interior u.u aqui não tem nada rs”, aprenderem com outros empreendedores e ampliarem os seus canais de vendas e de divulgação.
Para isso, se quiser, faça uma pesquisa rápida para descobrir o perfil do seu contratante, diferenciais e vantagens que enxerga na sua empresa, suas redes sociais preferidas e temas de interesse. Com essa munição, é só preparar as suas armas e partir para a conquista!

============================================================

Ariston Simão – UX/Web Designer e Fundador do Blog Destilamente

Linkedin Ariston: https://www.linkedin.com/in/ariston-sim%C3%A3o-124558b9/

Mais assuntos semelhantes acesse:

http://destilamente.com/category/dicas-de-ecommerce-marketing-web-design/

 

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of