Dicas Marketing Pessoal (Informal)

0

Entenda os seus Poderes

Vamos deixar claro que qualquer profissional para ter sucesso precisa que o seu valor seja reconhecido, imagine você como um herói e o seu poder precisa ser percebido por seus superiores e no mercado em geral. Para que isso ocorra precisamos ir além das competências que compõe o nosso perfil profissional e de herói precisamos utilizar técnicas de comunicação e marketing (salvar a cidade, ir no mercado no almoço, cuidar e passear com o cachorro, brincar com as crianças, ser o marido ou esposa atencioso, ir na academia, praticar um esporte, se alimentar corretamente e etc … – TA BOM PAREI É DIFÍCIL NÉ? MAS NÃO DESANIME). Sempre separe sua vida pessoal do trabalho. Eu sugiro que você seja sempre um pessoal que tem experiência um pouco de tudo da sua área (claro que se você é melhor em algo invista naquilo, mas tente entender como funciona as outras coisas), e falando profissionalmente sempre pense em como aquilo vai converter ou gerar lucro, afinal agora é um papo sério, para você ter valor você tem que gerar valores, quando falamos em converter inclui tudo seja seguidores, clientes e até admiradores (são os que indicam).

resize-500x344_depositphotos-9133985-m

O marketing pessoal não é um culto ao ego ou à vaidade pessoal, é uma necessidade profissional que muitas vezes desanima os profissionais incríveis por não serem incentivados. Excelentes profissionais têm seu reconhecimento e sua demanda subestimada, pelo mercado por deixarem de lado o seu marketing pessoal. Não é por que você é humilde que precisa se manter no anonimato.

Quanto maior o número de pessoas para as quais possamos oferecer nossas contribuições, melhor. Entendeu? (Por isso que usei herói como exemplo, leia essa ultima frase de novo, parece que você tem salvar a sua cidade, família e empresa rs). Não pense no seu gestor ou colega do lado, pense na empresa, no cliente, no resultado final ou como sua ideia pode contribuir e justifique-a, de forma lógica e sustentável (essa é a palavra do futuro sustentabilidade).

Veja abaixo algumas dicas importantes sobre Marketing Pessoal (Se você esta lendo até aqui parabéns você se importa com você e está no caminho certo, e eu usar essa forma mais descolada de escrever justamente para você gostar do texto e indicar ao seus amigos ou quem for falar, e eu não falo isso pelo meu bem próprio, mas sim por que eu também era assim e estou me esforçando lendo sempre, aprendendo várias ferramentas e estratégias, isso busque conhecimento, seja mais culto e agregue valores):

1 – Entenda que seu marketing pessoal tem o poder (legal falar poder né rs, sabe aquele sensação quando se sai do filme do hulk e se sente tão forte quanto ele, aquilo é puro puro marketing pra cinema e você precisa ter o marketing pessoal sempre ativado) transformar seu talento em oportunidades. Um Gênio sem marketing pessoal é um gênio nas sombras sem poderes.

success-kid

2 – Se você está começando uma carreira ou uma nova etapa, demonstre toda a sua disposição para aprender com todas as pessoas e situações. Deixe sempre bem claro o quanto é importante para você aprender com as pessoas e com a empresa (não vai dar uma de filho da puta e chegar contrariando a ideia de alguém primeiro veja o que tem a aprender com ele e aos poucos de suas dicas).

Empresários-brasileiros-são-os-super-heróis-que-podem-combater-a-crise

3 – Descubra o ponto mais marcante da sua personalidade (essa palavra é forte né, não pense que você não tem personalidade se você é calmo, você tem sim pelo contrário você pode ser ou se sentir um tubarão dentro de um aquário só não teve oportunidade ainda, mas esta no caminho. Você está procurando conhecimento correto então invista no que você é bom, na sua maneira de se comunicar, sua alegria, seu bom senso, se gosta das coisas perfeitas, etc. Deixe transparecer esse seu poder ou ponto marcante, ele será pra você o que uma marca é para uma empresa. Com o tempo, a sua  ”marca pessoal” ficará conhecida e desejada por este e por outros atributos que o tempo vai mostrar.

4 – ”Dress to impress” esta expressão lá nos states possui o seguinte significado: ”vista-se para ser visto”. Sem exageros, sem extravagância, com discrição, mas desenvolvendo um estilo pessoal facilmente reconhecível. Ou tem que ser discreto e sério ou parecer agressivo mas responsável entendeu, Estilo é tudo! Seres humanos são assim, somos muito atraídos pela beleza e bom gosto. Não há nada errado em ser bela ou belo, desde que isso não atrapalhe ou diminua o seu potencial. Um dica goste de música boa ou ouça todas é legal se sentir bem em qualquer situação.

spriofm_maroon-5-amp-84301

5 – Mostre o seu lado ”solucionador de problemas”. Sempre que surgir uma dificuldade ou um problema dentro da equipe a que você pertence, pergunte-se: ”o que eu posso fazer por isso?”. Sempre que você ajudar a resolver um problema você estará inserindo seus poderes e criando uma característica única de vencedor.

6 – Entregue sempre um resultado superior ao esperado. Essa é difícil, mas dedique-se a superar as expectativas das pessoas. Quando te pedirem algo: ”Faça ou pense como isso pode ficar top”, ”Como eu faria se fosse pra mim isso?” Realize com qualidade e pegue esses resultado para colocar no seu portfólio ou como realização pessoal.

7 – Várias pessoas ficam paradas por falta de recursos, IMPROVISE. Use sua criatividade para, diante de poucos recursos, desenvolver a melhor solução possível frente a um desafio. As pessoas mais bem colocadas no mundo dos negócios ousaram improvisar muitas vezes e os que ficaram milionários fizeram muito com pouco.

8 – Construa vários network. Dedique-se a formar diferentes redes de relacionamentos dentro e fora da empresa. Através dos relacionamentos conhecemos e somos conhecidos, reconhecemos e somos reconhecidos e, principalmente, compartilhamos interesses comuns. Identifique quais são as áreas de interesse que aproximam você de outras pessoas: música, literatura, cinema, hobbies, esportes, competência técnica, etc. Aproxime-se das pessoas, construa relacionamentos de longo prazo se o gosto for muito diferente ai não tem o que fazer, afinal “você não é obrigado”.

9 – Cultive sua ética e sua honestidade de forma inabalável. A vida testa você! Uma atitude não ética acaba com o seu maior patrimônio: Sua integridade. Quando a falta de ética passa a fazer parte da marca pessoal de alguém, ela acaba com seus poderes e acaba com sua reputação esta pessoa somente será usada por outras igualmente não-éticas até o momento em que for conveniente abandoná-la e deixá-la pagar a ”conta”. Não ceda!

10 – Vivemos em uma era de muita competitividade e muita pressão, por isso resistência física, mental  e emocional são fundamentais.

betty_training_academia_piracicaba6

Isto significa:

Cuide do corpo, da mente e do espírito. Fortaleça-se nos três níveis, evolua assim quando as pessoas estiverem fisicamente esgotadas você ainda terá fôlego extra

– ponto para o seu marketing pessoal.

Quando elas estiverem cansadas demais pra pensar em soluções você ainda terá criatividade de sobra para dar ideias

– mais 1 ponto para o seu marketing pessoal.

E, quando as pessoas estiverem com raiva ou depressão, você manterá a paz e a vontade de viver

– ponto para a vida, e para o seu marketing pessoal, também. \o\

Texto embasado em algumas palavras do *Carlos Hilsdorf: Considerado pelo mercado empresarial um dos 10 melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero (VEJA, “Guia de Carreira”, Ed. 1832). Referência nacional em desenvolvimento humano.

ariston-assinatura-blog-post

 

Deixe um comentário

avatar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
Notify of