EdgeRank: O page Rank do Facebook (anúncios pagos é claro)

1

Assim como ocorre com o PageRank, o algoritmo do Google que determina a relevância de uma página, o EdgeRank é o algoritmo do Facebook que determina qual é a relevância de um post. Isso mesmo ambos têm o mesmo objetivo: determinar o conteúdo de maior interesse do usuário para expor esse conteúdo com maior visibilidade ou frequência. A lógica é expor o conteúdo que o usuário deseja e assim estimulá-lo a continuar usando o Facebook, assim como faz o Google.

Ele só é relevante para publicações com objetivos comerciais (anúncios pagos) e não posts pessoais, mesmo se for um anúncio bobo para trolar um amigo, será divulgado, por que para o Facebook isso não faz diferença alguma, o processo é automatizado.

O algoritmo do EdgeRank

u – É a afinidade entre o usuário e quem publicou a mensagem. Exemplo: para as pessoas que têm um maior histórico de interação com a página, o post vai aparecer mais acima, no topo das publicações, e para outras sequer vai aparecer. É assim é por isso que você vê mais posts de quem interage e que geralmente são seus amigos, ou páginas que frequenta.

w – É o peso que o facebook dá ao tipo de postagem (foto, vídeo, link, texto, nessa ordem) e ao tipo de interação realizada pelos leitores do post.  Interações que exigem maior esforço ou valorizam mais a publicação têm mais peso para o EdgeRank. Exemplo: compartilhar vale mais que comentar; que vale mais que curtir; que vale mais que sorrir, até porque o Facebook não está vendo o seu sorriso. Pelo menos não por enquanto =D.

d – Tempo desde a última interação. Isso o facebook deseja colocar sempre novo conteúdo, substituindo os posts mais antigos. Assim, o EdgeRank dá um peso maior para publicações mais recentes e cujas interações ocorreram a um tempo mais curto. Exemplo: o post cuja última interação ocorreu há 2 minutos tem um peso maior nesse quesito que outro cuja última interação ocorreu há 2 horas.

O que é EdgeRank
Sendo assim, o “e” que aparece na fórmula é simbólico. Ele vem da palavra “edge” que significa borda, fronteira, limite.  A ideia é que existe uma linha entre o usuário leitor e o usuário que publicou o post e que representa o grau de proximidade e interação entre ambos.
Isso significa que para ter resultado, suas postagens devem estimular e aguçar o engajamento do usuário, ou seja, fazer com que ele interaja de todas as formas possíveis. Para isso, deve conhecer o seu público e publicar o que ele gosta. Quanto mais isso ocorrer, mais o Facebook vai expor o seu post.

Gostou desse conteúdo? vejá também o que é PageRank clicando aqui.

ariston-assinatura-blog-post

 

 

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
PageRank: Entenda o que é e como funciona (apesar de defasada) Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] que existe o EdgeRank? É o PageRank do Facebook se quiser clique aqui para ler […]