WannaMine: O Malware que Usa o seu PC para Minerar Criptomoedas – Destilamente

0

WannaMine: O Malware que Pode Travar o seu Computador para Minerar Criptomoedas

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Destilamente.

As criptomoedas deram o que falar nos últimos meses, principalmente por enriquecer rapidamente alguns investidores aventureiros. Mas, a fama dessa nova forma de dinheiro ainda não acabou – muito pelo contrário!

Elas chamaram a atenção de pessoas do mundo todo, incluindo os criminosos digitais, que criaram um malware capaz de usar o seu computador para “minerar” as criptomoedas.

Ficou preocupado? Então continue lendo para entender melhor sobre essa ameaça e como proteger a sua máquina de infecções!

WannaMine: O Malware que Sequestra seu Computador para Minerar Criptomoedas

Conhecido como WannaMine, o malware foi descoberto em outubro de 2017. Entretanto, uma variação está fazendo com que a praga se espalhe ainda mais rapidamente por computadores de todo o planeta.

A infestação é feita por meio de links maliciosos, que podem ser recebidos por e-mails, mensagens ou até mesmo através de sites e propagandas on-line.

O malware “rouba” o desempenho do seu computador, utilizando-o como um “minerador” da criptomoeda Monero. O dinheiro digital criado a partir da sua máquina é automaticamente enviado para a carteira do cibercriminoso, que pode utilizar o recurso da forma que desejar.

 

Mas Como isso Afeta o seu Computador?

A descrição acima pode até parecer um tanto inofensiva, entretanto, para conseguir criar a moeda virtual, o malware utiliza toda a capacidade disponível do seu processador e memória RAM, deixando o computador lento e, por vezes, impossível de utilizar. Eventualmente, poderá ocorrer uma falha total da máquina.

O WannaMine também consegue roubar informações de login e se instalar automaticamente de forma remota em outros computadores de uma rede, multiplicando o prejuízo.

Para isso, o malware utiliza os recursos Powershell e Instrumentação de Gerenciamento do Windows.

Essas mesmas ferramentas são responsáveis por fazer com que a praga seja quase indetectável por programas de antivírus mais simples, por exemplo.

 

Como Proteger seu Computador do Malware WannaMine

O WannaMine tem alta capacidade de auto instalação e é muito difícil de ser detectado. Por isso, é importante tomar algumas atitudes simultâneas para garantir a proteção contra o malware:

  • Observe o funcionamento do computador quanto a lentidão e travamentos inesperados;
  • Mantenha o Windows e outros aplicativos sempre atualizados;
  • Fique de olho no uso do processador através do Gerenciador de Tarefas do Windows. Suspeite caso esteja em 100% durante vários minutos seguidos;
  • Instale um bom antivírus, como o Internet Security, para barrar o malware antes mesmo da infestação;
  • Faça regularmente a varredura dos arquivos por meio do antivírus instalado.

Você já conhecia o malware WannaMine? Conte para gente nos comentários!

Imagens: TechWorm, VistaNews.ru, CriptoNoticias.

 

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of