O tempo vai te provar que sempre tem algo que podemos aprender

0

O maior erro dos Gerentes e Gestores, e até das pessoas que querem crescer, na minha opinião é de não agir de forma inteligente, achar que já sabem tudo, nunca saberemos tudo, acho que por isso tantas pessoas odeiam os Coaching  que vão embora de “corsinha”. Não se trata de enganar, mas saber e ser exemplo.

É preciso saber entender como funciona o ecossistema ao seu redor, fica muito mais fácil de liderar, não é só cobrar ou si cobrar, mas ser o exemplo (saber que trabalho duro e dedicação é um dos melhores exemplos que você pode dar ao seu time).

E outra dica: ao invés de dizer às pessoas o que elas devem fazer, entenda o que as motiva.

É o salário? É benefícios? É um cargo que soa importante? É a chance de fazer o melhor trabalho de suas vidas? Ou é simplesmente reconhecimento verbal? Como ta a família desse funcionário já pensou nisso? O casamento dele ou dela vai bem? Ele é um ótimo profissional, mas será que ele consegue ser um bom pai também? Seu time precisam se sentir amados e respeitados? E as vezes mais, você esta lucrando, com pessoas e elas tem sentimentos, precisam ser ouvidas e ter feedback sobre seus trabalhos.

Essa semana meu chefe me perguntou se estava tudo bem, que eu estava muito sério. E realmente estou, muito cansado mentalmente, “queria uma semana na praia, uma caixa de charutos, mas antes de tudo, ajeitar minha vida, mas é claro que eu não disse isso”. Estou trabalhando em detalhes fino estamos muito avançados em um projeto, aprendendo que muita coisa que aprendemos a um ano atras, estavam erradas, fora o trabalho, estou devendo 4 mil no banco por causa de estar pagando a entrada de uma casa sozinho, que não era o plano, e já triste com mais um romance frustado (Isso sou bom em to colecionando, “sem detalhes, mas eu estrago tudo rs”). Tive 2 proposta de serviço fora para ganhar mais com vantagens, mas não me passou pela cabeça aceitar, não agora, quero ver minha casa, vai ser uma conquista e tanto, talvez um dia por mais conhecimento, mas sem dúvidas recusei na hora tenho projetos legais para entregar, que sei que estou aprendendo muito com eles, e vão ficar incríveis no meu portfólio, sem falar que gosto do ambiente e dos colegas de trabalho, certas coisas não tem preço.

Gostei do fato dele perguntar, se estava tudo bem, não sei se foi superficial, mas ele mostrar que percebeu que estou diferente, foi bacana isso.

O que eu mais peco ultimamente, é nos meu pensamentos, por que quando estou sozinho, fora tudo que tenho que fazer e estudar, pesquisar, também fico pensando e me cobrando, – Será que estou melhor que no ano passado? – Será posso ser melhor? – Será que estou entregando o que deveria? – Como posso melhorar isso? – Por que me questiono tanto, mesmo sabendo que isso me faz mal? Por que diabos me questiono tanto? Se sei que isso fode com minha ansiedade e depressão.

Não sei! Não sei! Não sei! Não tenho todas respostas, mas acho que é tipo um crise da meia idade, fiz 30 anos e ta tudo mais foda os sentimentos esse ano, mas cada dia mais estou começando a entender as pessoas, os usuários, estou começando a entender sensações, e o que motiva uma equipe a serem melhores, falo para os amigos respeitarem o seu tempo, seu corpo, sua saúde mental, mesmo eu não sendo exemplo, a se planejar melhor, assim como falo para o cliente quando ele reclama de algo que ele está certo, -Vou ver o que posso fazer por você. É preciso tratar cada detalhe de maneira correta, por que eles se tornam sentimentos.

Então não só para gestão e trabalho, mas hoje dia vejo tudo como aprendizado, por mais que alguns sejam difíceis de reconhecer que estamos errados, seja esperto e use isso a seu favor.

Ariston Simão – Sou UX/UI – Que significa Designer para Experiência do Usuário e interface de aplicativos e sistemas na Fulltime / Criador do Blog e Canal Destilamente (hobby rs). Gosto de café e fico com dor nas costas quando estou ansioso ou na bad, ai desconto em cerveja ou caminhas, e me arrependo de exagerar nos dois.

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of