CHOVE NO SOL SABIA DISSO? ENTENDA MELHOR COMO ACONTECE ESSE FENÔMENO

0

O Sol parece sempre o mesmo, gigante e imutável. Mas é um dos menores sois acredite se quiser, e para quem dedica a vida a estudar o astro-rei, ele é bem mais complexo do que pode parecer para as pessoas que apenas o apreciam. (Eu mesmo fã de quadrinho sei que ele é essencial para criação do superman prime haha desculpa por isso)

Há dois grandes mistérios que envolvem o Sol e motivam a maioria das pesquisas em física solar. – A primeira é como a coroa – parte mais externa de sua atmosfera – pode atingir temperaturas na casa dos milhões de kelvins enquanto a superfície imediatamente abaixo dela é de apenas alguns milhares de kelvins. | Essa é uma pergunta feita há mais de 50 anos e apesar dos avanços, os pesquisadores ainda não chegaram a uma resposta conclusiva.

O segundo grande mistério é sobre o vento solar, fluxo constante de plasma que banha todos os planetas, luas, asteroides e cometas do Sistema Solar. Ele é dividido em dois tipos: o rápido e o lento. O vento rápido vem de regiões no Sol que possuem campos magnéticos abertos. Já a origem do vento lento não é assim tão conhecida. | A principal teoria é de que ele se origina em linhas de campo magnético que alternam entre os estados aberto e fechado – quando as duas extremidades estão conectadas ao Sol. Ao seguir as linhas de campo magnético, o plasma pode escapar do sol e se tornar parte do vento solar quando uma linha de campo está aberta.

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of