KOMAINU E SHISA – OS GUARDIÕES SAGRADO METADE CÃO E METADE LEÃO

0

Salve jovens lindos que acompanham nosso blogzinho nerd e curioso, então os Shishi ou Koma-inu como preferir chamar, é um protetor, um guardião que fica de prontidão na frente de um templo sagrado, bem na entrada. Ou até mesmo nos beirais de um templo, como telhas decorativas, Onigawaras.

O guardião possui três nomes, um para cada país.

Shishi em Japonês significa “Leão”.

Kara-shishi em Chinês significa “Leão Chinês”.

Koma-inu em Coreano significa “Cão Coreano”.

 

China

Na China, o Karashishi se tornará o mestre de todos os felinos, defensor da lei e protetor dos templos sagrados. É símbolo de sucesso e poder, realeza e força.

Coreia

Na Coreia, acredita-se que um Komainu tem uma cabeça mais forte do que um capacete. Protege os templos sagrados.

 

Japão

No Japão, Shishi assim como na China e na Coreia, é o guardião dos santuários e templos religiosos, bem como dos túmulos. Aparece sempre em pares, um na esquerda e um na direita, sendo um masculino e outro feminino. Um é retratado de boca fechada(fêmea) representa uma mistura entre cachorro e leão(Koma-inu), podendo espantar todos os espíritos malignos e o outro de boca aberta(macho) representa o leão(Shishi), podendo abrigar todos os espíritos bons.

Para ser mais preciso, Komainu é o que tem um chifre, e Shishi é o que não tem chifre.

Com o passar do tempo, a diferença entre Komainu e Shishi foi desaparecendo. O único jeito de saber quem é quem, era pela boca aberta e a boca fechada. As expressões Shishi e Koma-inu passaram a ser utilizadas para ambos.

Mas mesmo assim, continuaram protegendo os templos sagrados de espíritos do mal.

Explicação Tradicional

Uma outra explicação tradicional para a boca aberta e fechada tem relação com “Ah” e “Un”, “Ah” é a primeira letra do silabário japonês e simboliza boca aberta, enquanto “Un” é a última letra e representa uma boca fechada. Sendo assim, representa simbolicamente o nascimento e a morte. Ying e Yang. Alpha e Ômega.

Além de ser protetor de santuários e alguns templos, no Japão, o Komainu também é usado para proteger túmulos.

Em alguns lugares, o Komainu macho possui a forma de Shishi (leão), enquanto a fêmea possui a forma mesclada de leão e cão.

Sua origem também pode estar na Coréia, apesar da origem pela Índia ser a mais confiável.

Influência

Komainu e Shisa pode ser visto em alguns animes, jogos e, principalmente, em tatuagens. Por exemplo, no anime BeelzebubKoma é um demônio controlado pela personagem Aoi, ele é capaz de se materializar em um enorme cão-leão. Além disso, o pokémon Arcanine pode ter sido inspirado em um Komainu.

Fontes: Cultura Japão, Wikipédia e Magia Oriental
Imagens: Google e Cultura Japão

 

 

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of