DESCUBRA POR QUE UX É TÃO IMPORTANTE PARA SUA ESTRATÉGIA

0

Com a expansão contínua da internet e do universo online, centenas de novos sites, softwares e aplicativos mobile são desenvolvidos e lançados diariamente. Com um nível de concorrência tão alto nesse mercado, fazer com que seu produto se destaque tem se tornado uma missão cada vez mais complexa. Por isso, nós da Post Digital te oferecemos um material para alavancar os visitantes de seu site, e dispare na frente de seus concorrentes.

Contudo, por focarem tanto em tentar construir um produto inovador e útil, capaz de vencer seus competidores, os profissionais de marketing e designers muitas vezes se esquecem de outro elemento fundamental nesse processo: as pessoas. E é nesse ponto que entra o conceito de UX fazer algo de pessoas para pessoas, pensando em todas ou no seu público alvo.

O que é UX?

UX é sigla para o termo inglês User Experience, ou “Experiência do Usuário”. Esse conceito refere-se às sensações, comportamentos e reações despertadas em uma pessoa quando ela interage com algum produto ou serviço (no caso do marketing digital, um site, aplicativo ou software). Essa experiência abrange e é influenciada por todos os aspectos que compõem o produto ou serviço: usabilidade, arquitetura das informações, interatividade, layout, acessibilidade, desempenho do sistema, dentre outros.

Para se criar uma UX positiva com as pessoas, entra em cena o UCD (User-Centered Design, ou “Design Centrado no Usuário”, em uma tradução livre). – O UCD tem como premissa básica criar um produto focado em atender as expectativas e desejos dos usuários, a fim de deixá-los felizes e gerar uma boa e marcante experiência com eles.

Dito isso, vem o pensamento: quais as vantagens de se criar uma UX positiva e inesquecível com os usuários? É o que veremos nos próximos tópicos.

Aumento das taxas de retenção e conversão

Uma UX que satisfaça e seja agradável ao usuário — ou seja, que apresente acesso simples, instruções claras, interface chamativa com elementos bem organizados, e por aí vai — fará com que ele permaneça mais tempo no seu site ou utilizando seu aplicativo. Isso aumenta as chances de convencê-lo a fazer uma conversão, que pode ir desde comprar uma mercadoria, assinar um serviço, adquirir a versão mais nova de um software ou simplesmente baixar um e-book.

Mais usuários/clientes fidelizados

Se você criar uma UX prazerosa para o usuário, é bem provável que ele volte a usar o seu produto ou serviço para mais experiências positivas. Isso ajuda a gerar uma base de usuários/clientes fiéis, que farão mais conversões e optarão pelo que você oferta, em detrimento de seus concorrentes.

Além disso, esses usuários fidelizados falarão positivamente do seu produto ou serviço para familiares e conhecidos. – É a chamada propaganda boca a boca, super efetiva e, o que é melhor, sem custos para você.

Diferenciação de mercado

Como mostrado no início desse artigo, chegam ao mercado diariamente centenas de novos produtos e serviços. Além disso, hoje você pode criar algo inovador e amanhã aparecerem outros semelhantes, quando não iguais, ao que você fez.

Por isso, com tantas opções disponíveis e parecidas, conquistará mais adeptos quem tiver a melhor UX. Ela será o fiel da balança para aquele usuário/cliente que estiver em dúvida sobre o melhor produto. No fim das contas, o que as pessoas querem é ser valorizadas e se sentirem especiais — e é exatamente isso o que a Experiência do Usuário dá a elas.

Viu como UX é importante para a sua estratégia? Para você faltou alguma vantagem competitiva? – Conte para a gente nos comentários!

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of