Fim do DOC e TED: PIX chega para “universalizar” o dinheiro no BR

Ariston Simon
Read Time1 Minute, 35 Second

De acordo com a Agência Brasil, o Banco Central (BC) está anunciando nesta quarta-feira (19) o sistema para pagamentos instantâneos PIX, que vai permitir transferências imediatas entre contas correntes de bancos diferentes com o uso de QR Code. O serviço tem previsão para entrar em funcionamento em novembro e será um concorrente direto dos pagamentos instantâneos com criptomoedas.

Serviço será obrigatório para algumas instituições

De acordo com as regras de participação para o serviço, que foram aprovadas na semana passada e cuja circular será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (19), algumas instituições serão obrigadas a participar do PIX. São elas as instituições financeiras com mais de 500 mil contas de clientes ativos – valem contas de depósito à vista, contas de depósito de poupanças e contas de pagamentos pré-pagas.

De início, esse critério de obrigatoriedade já agrega cerca de 30 instituições, que são responsáveis por mais de 90% das contas transacionais ofertadas no Brasil.

Definir um nome para o serviço já em fevereiro e incluir um critério de obrigatoriedade de participação, deixa claro o comprometimento do BC em lançar o PIX em novembro e torná-lo uma modalidade padrão para pagamentos logo no início de sua implantação.

Adeus DOC e TED

O principal objetivo do BC é oferecer pagamentos instantâneos, que serão concretizados em alguns segundos e poderão ser feitos 24 horas por dia e nos sete dias por semana, incluindo os sábados e domingos. Com isso, o PIX vai substituir as transferências bancárias (TED – Transferência Eletrônica Disponível – e DOC – Documento de Ordem de Crédito) e débitos por transações entre pessoas.

A fase final de testes do PIX será lançada no dia 3 de novembro, sendo que o serviço vai entrar em funcionamento pleno a partir do dia 16 do mesmo mês, contando com suporte para transferências com uso de chave de endereçamento e pagamentos com leitura de QR Code estático ou dinâmico.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of
Next Post

SONIC: O FILME SUPERA A BILHETERIA INICIAL DE DETETIVE PIKACHU

Quando o primeiro trailer de Sonic saiu em abril do ano passado, os fãs ficaram preocupados com o design original um tanto estranho do ouriço azul. Mas depois do redesing, as expectativas só cresceram e não decepcionaram. No […]