Telescópios na Terra registram imagem de buraco negro pela primeira vez

Ariston Simon
Read Time1 Minute, 30 Second

Hoje é um dia histórico para a ciência: é a primeira vez que conseguimos registrar a imagem de um buraco negro. Sua gravidade é tão extrema que nada, nem mesmo luz, pode escapar das bordas de seus limites. Mas alguns, especialmente os supermassivos que habitam os centros das galáxias, acumulam discos brilhantes de gás e outros materiais, e é por essa razão que podemos ver tal foto.

‘Monstro’ M87 tem 3 milhões de vezes o tamanho da Terra.

A captação foi realizada por uma rede de telescópios de abrangência mundial, chamada Telescópio Event Horizon, que ampliou o monstro da galáxia M87 para gerar essa imagem. O buraco negro em questão mede 40 bilhões de quilômetros de diâmetro — 3 milhões de vezes o tamanho da Terra — e está a 500 milhões de trilhões de quilômetros de distância daqui.

Apesar de mostrar apenas uma “rosquinha” desfocada, esse material é muito importante para o que sabemos sobre o universo. O halo brilhante é causado pelo gás superaquecido que cai no buraco. A luz é mais brilhante do que todos os bilhões de outras estrelas da galáxia combinadas, e é por isso que pode ser vista a certa distância da Terra. A borda do círculo escuro no centro é o ponto no qual o gás entra.

Fonte: Science News

A expectativa agora é que essa primeira imagem dê mais pistas sobre o funcionamento de tudo e que mais material possa ser observado no ano que vem, quando teremos mais dois telescópios para isso. Vale lembrar que houve outras tentativas, mas o mau tempo, por exemplo, não ajudou.

Desde já, esse é um grande feito, como observa o físico Clifford Will, da Universidade da Flórida, em Gainesville: “Isso é fantástico. Ser capaz de realmente ver essa sombra e detectá-la já é um tremendo primeiro passo.”.

0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Deixe um comentário

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of
Next Post

COELHINHO DA PÁSCOA BAIXOU A PORRADA EM HOMEM QUE BATIA EM MULHER NA RUA

Um homem se deu mal ao entrar no caminho de um outro homem vestido de coelhinho da Páscoa neste final de semana. Ele estava batendo numa mulher. Tudo aconteceu na noite do dia 21 de abril. Testemunhas afirmaram […]